quinta-feira, 15 de maio de 2014

Cronograma capilar: A salvação do meu cabelo ♥

Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje trouxe um tema que está bem em alta, ate porque cuidados com os nossos cabelos nunca saem de moda!
Levanta a mão ai, quem sabe o que é cronograma capilar... Não sabe? Não se desespere, eu vou te ensinar tudinho!
Vou tentar explicar tudo de uma maneira bem simples, para que você, na sua casa, consiga fazer o mesmo que eu.
O que é o cronograma capilar? Cronograma capilar nada mais é que uma sequencia de cuidados religiosamente feitos por um prazo de quatro semanas, usando mascaras apropriadas para cada tipo de tratamento e oferecendo ao cabelo os três processos necessários, para que eles se tornem bonitos, brilhosos, macios e fortes.
Mas afinal, o que são as três coisas que o cabelo precisa? Essa é bem simples, o cabelo para ser recuperado e bem bonito e tratado, precisaremos passar por três fazes, a hidratação, a reconstrução e a nutrição. Bom, eu estou me aprofundando nesse assunto, ate porque preciso urgentemente fazer algo profundo, para melhorar meu cabelo.
Ao longo do post, vou colocar tudo que aprendi para que vocês não fiquem perdidas e algumas diquinhas valiosas.
Então, anota ai essas dicas:
- Não faça esse ciclo profundo e intenso e ao mesmo tempo algo que use química, ou alguma tinta. Não faz bem e pode prejudicar o seu C.c;                                                   - O C.c não deve começar por reconstrução, porque antes disso seu cabelo precisa estar bem hidratado, ou seja, sempre tem que começar fazendo hidratação;
- Se você é daquelas que lava o cabelo todo dia, não é necessário a semana inteira utilizar mascara capilar, a não ser que queira, pode usar só shampoo e condicionador hidratantes, seguido no pós lavagem com leave-in, que deve ser usado diariamente; Pode fazer uma pausa de 48 horas depois de hidratar e reconstruir, opcional;
- Fazendo o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando protetores capilares;
- Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones.                                               - No dia que fizer o tratamento não se esqueça de selar as cutículas do cabelo, depois do enxague da máscara aplique o condicionar como de costume, enxague os excessos e seque normalmente.                                                                                                              - Lave os cabelos com agua fria no máximo morna, água quente estraga os cabelos.
Antes de começar o C.c, você precisa saber do que seu cabelo precisa, tem que compras os produtos certos, lendo todos os ingredientes e ver se você já tem algo em casa, que sirva.

Bom, vamos compreender cada etapa, para que o entendimento fique mais completo.
Hidratação: Produtos hidratantes impendem que a umidade do fio vá embora com facilidade.
Nutrição: Os nutritivos repõem os lipídios do fio.
Reconstrução: São para as pessoas que estão com os cabelos bem danificados, pois repõem a queratina do cabelos.

Então entendemos que as máscaras nutritivas costumam ser carregadas de óleos essenciais e vitaminas. Já as máscaras reconstrutoras são identificadas por conter proteínas, como colágeno. As primeiras funcionam ao depositar os nutrientes no interior das cutículas capilares. Já as reconstrutoras costumam criar um filme proteico nos fios, selando as cutículas e segurando os nutrientes dentro do fio.

Como vamos começar? Já viu de que o seu cabelo precisa? É fácil, quando o cabelo está levemente opaco e ressecado ele precisa de hidratação; Cabelos porosos, com excesso de volume e com frizz precisam de nutrição; Cabelos frágeis, quebradiços e elásticos precisam de reconstrução.

O que eu vou fazer: Meu cabelo está bem danificado e eu não sei dizer o porque. Foi ate mesmo por isso, que eu decidi iniciar o C.c; Vou começar com a hidratação, depois vou esperar dois dias fazer a nutrição + umectação(depois faço um post especial), esperar mais dois dias e fazer a reconstrução. E assim vou levando ate o final do ciclo. 

Vou colocar aqui, um quadro, para que você se baseie. 





E para finalizar o post, vou mostrar uns ingredientes que a gente deve usar em casa fase.
Hidratação: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real, silicones, alcool modificado, são à base de frutas, vegetais, glicerina...


Nutrição: São fáceis de identificar, pois geralmente contém a palavra “óleo” no nome. Máscaras com óleos e manteigas na fórmula são de efeito nutritivo, proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite, trigo, seda, aveia, ceramidas, óleo de coco, Óleo de Oliva, Óleo de argan, Óleo de mamona/rícino semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, cisteína e creatina...
Reconstrução: A base de creatina, queratina, arginina, colágeno, queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina)...
A reconstrução pode ser acrescida de queratina liquida, ou ampolas de queratina junto a sua mascara ou após o shampoo conforme for o uso dela pelo fabricante, a reconstrução com queratina é melhor para cabelos que estão com queda, sem justificativa, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis.

Eu sei que é complicado entender de primeira, por isso, vou separar os produtos, gravar um vídeo e explicar tudinho para vocês. Sem esquecer nada, assim vai ficar bem mais fácil. E quando eu liberar o vídeo no canal eu coloco o link aqui, para que vocês acompanhem a mudança do meu cabelo, os produtos, o passo a passo e para que você tenha tempo de comprar os seus produtos, se quiser fazer no seu cabelo também!


Espero que tenham gostado desse post, eu fiz tudinho sozinha, pesquisando na internet, porque vocês são especiais e merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário